segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Em busca do tri de pilotos e equipes, novo RBR tem bico vazado e inclinado

Um dia depois de provocar a Ferrari ao dizer que seu carro não seria tão feio quanto o dos italianos, a RBR apresentou nesta segunda-feira o modelo RB8, com o qual tentará o terceiro título seguido de pilotos e construtores na Fórmula 1. Um dos trunfos da equipe austríaca para criar um bólido visualmente mais interessante é o projetista Adrian Newey, que inovou para respeitar o novo regulamento. A regra que vigora a partir deste ano prevê uma altura máxima de 55 centímetros na parte dianteira do carro, o que fez com que muitos times apelassem para um ‘degrau’ entre o bico e o cockpit. Na RBR, a solução encontrada foi diferente: uma espécie de vão (que pode funcionar, inclusive, como uma entrada de ar) e linhas mais inclinadas na parte lateral.

Carro da RBR para 2012 tem bico diferente dos rivais
- Manter o alto nível é uma tarefa difícil, pois perdemos a tecnologia dos escapamentos aerodinâmicos, o que deve nos afetar mais em relação aos outros. Mas prefiro buscar alternativas a lamentar as restrições. A mudança na altura do bico não modificou nossa forma de moldar o chassi, porém tivemos que abandonar alguns conceitos. Tentamos o melhor estilo possível, mas não é um recurso que eu usaria se não fosse obrigado pelo regulamento – disse o projetista.

À exceção do bico, o RB8 tem linhas que remetem bastante ao seu antecessor, com o qual o time austríaco venceu 12 das 19 corridas da temporada 2011. Impulsionada com o motor Renault, a equipe segue favorita para faturar o tricampeonato neste ano. A dupla continua sendo formada pelo alemão Sebastian Vettel, mais jovem bicampeão da história, e pelo australiano Mark Webber. O reserva será o suíço Sebastien Buemi, que competiu pela STR nos últimos três anos. No entanto, Vetel tenta conter o otimismo.

- Olhando para os carros, creio que não há muitas brechas para que os projetistas consigam encontrar algo extra. Nos últimos dois anos tivemos coisas diferentes, como os difusores duplos e os escapamentos aerodinâmicos, por isso acho que será realmente difícil estabelecer uma vantagem como a do ano passado. Obviamente esperamos que nosso carro seja melhor do que todos os outros, mas será difícil. Os carros serão bastante semelhantes, e se não for mais apertado em relação ao último ano, ficaria surpreso, para ser honesto – ressaltou o bicampeão.

Modelo RB8 mantem linhas do antecessor
Ofuscado completamente pelo jovem companheiro de equipe na última temporada, o australiano Mark Webber quer provar que ainda pode brigar pelo título, mesmo aos 35 anos. Um bom desempenho em 2012 será crucial para definir seu futuro na categoria.

- Quando você não tira o máximo proveito de uma situação, você sempre quer voltar e fazer um trabalho melhor, continuar evoluindo. A temporada 2011 não foi incrível, mas também não foi tão ruim para mim. Ainda consegui terminar em terceiro no campeonato, não muito distante de Jenson Button, e a vitória no Brasil foi uma ótima maneira terminar o ano. Ainda tenho grandes oportunidades à minha espera aqui na equipe – disse Webber durante o lançamento do novo RB8.

Nenhum comentário:

Postar um comentário