sábado, 17 de março de 2012

F1BC Turismo Light 2012/1 @ Las Vegas


A quarta etapa da Copa Mainroute mostrou um verdadeiro show dos pilotos na noite de quarta-feira (07/03). No circuito de rua de Las Vegas, o que se projetava como um duro teste para os pilotos se revelou como uma das melhores corridas da temporada, com vários lances e estratégias geniais. Roberto Silva (Global Virtual) conquistou mais uma pole em seu vasto currículo, mas Alysson Pacheco (Sinister) superou o lastro e todos para vencer e disparar na liderança do campeonato.

Por Rodrigo Bueno

Com apenas duas voltas cronometradas, qualquer erro comprometeria seriamente a tomada de tempos, e dois pilotos sentiram isso: Arthur Villaça e Marco Guimarães se acidentaram na primeira volta e ficaram sem tempo, enquanto o vice-líder do campeonato, Artur Espontone, decidiu largar atrás, certamente apostando em escapar de algum incidente na largada, como já havia acontecido nas demais categorias que disputaram nesse circuito. Para quem pensava que o lastro faria diferença no grid, isso não se tornou verdadeiro: Alex Gomes (34kg de lastro) liderou boa parte da sessão, mas logo foi superado por Fernando Silva (68kg), Luciano Zanetti (39kg) e Alysson Pacheco, que com seus 101kg de lastro conseguiu posicionar seu carro na primeira fila. Roberto Silva (58kg) conquistou mais uma vez a pole, a sétima das últimas nove etapas que participou e a segunda da temporada. Confira a tabela:

Classificação
1 Roberto Silva (Global Virtual Racing), 1:33.454
2 Alysson Pacheco (Sinister), 1:33.808
3 Luciano Zanetti (OGP), 1:33.887
4 Fernando Silva (Global Virtual Racing), 1:33.940
5 Alex Gomes (MIG Motorsport), 1:33.966
6 Fabio Neris (Sinister), 1:34.130
7 Luiz Gonzaga (MIG Motorsport), 1:34.798
8 Felipe Micchi (Turtles Racing Team), 1:35.165
9 Edson Luiz (Grip), 1:35.353
10 Rafael Garcia (OGP), 1:35.616
11 Pedro Ruotolo (Grip), 1:36.683
12 Tiago Santana (Turtles Racing Team), 1:37.544
13 Artur Espontone (Global Virtual Racing), sem tempo
14 Marco Guimarães (Pegoraros Racing), sem tempo
15 Arthur Villaça (Global Virtual Racing), sem tempo
16 Giovanne Coelho (OGP), largada dos boxes

A largada dos pilotos foi perfeita e nenhum incidente foi registrado na primeira volta. Roberto Silva e Alysson Pacheco largaram bem, e Pacheco ainda dividiu a temida curva 3 lado a lado com Roberto, tentando assumir a liderança, mas Roberto manteve uma linha segura e permaneceu na frente. Luciano Zanetti e Alex Gomes ficaram para trás, e Fernando Silva e Fabio Neris assumiram a terceira e quarta posições.

O primeiro acidente da corrida foi registrado apenas na metade da segunda volta, quando Artur Espontone e Tiago Santana dividiram a curva 6 e se tocaram de lado, mas ambos seguiram sem maiores problemas. Em seguida, Luciano Zanetti, que havia sido superado por Alex Gomes, tentou tomar de volta a posição na reta dos boxes mas acabou batendo forte no muro, furando o pneu.

Luiz Gonzaga superou seu companheiro de equipe Alex Gomes na quarta volta, após um toque de Gomes no muro. Com isso, cinco dos sete primeiros colocados do campeonato estavam na frente nessa etapa, entrando em briga direta entre eles.

Na oitava volta aconteceu a primeira alteração na frente. Fabio Neris aproveitou uma vacilada de Fernando Silva e tomou a terceira posição, ao mesmo tempo que Alysson Pacheco começou a se aproximar de Roberto Silva. Parecia que os carros da Sinister estavam com um rendimento melhor no final do stint, o que poderia ser crucial na corrida.

Com dez voltas, Pacheco foi o primeiro dos líderes a parar para troca de pneus e reabastecimento, e deixou a dúvida se o piloto iria para duas ou três paradas. Em 2010, a corrida teve 31 voltas e vários pilotos, que seguiram essa estratégia, tiveram que parar na última volta para um splash-and-go, o que mudou consideravelmente o resultado final. Roberto, Neris e Fernando ainda deram mais um giro, se livrando da necessidade de uma terceira ida aos boxes. As posições não se alteraram após essa parada.

No segundo stint, Alysson Pacheco conseguiu imprimir um ritmo melhor e se aproximou de Roberto Silva. Da volta 14 a 21, os dois andaram colados e Pacheco por várias vezes tentou a ultrapassagem. Notava-se que o piloto da Sinister conseguia um melhor rendimento no miolo, mas perdia a vantagem quando chegava nos trechos de alta velocidade por conta do lastro.

Com menos de um segundo separando os pilotos, Alysson Pacheco travava um duelo de arrojo e principalmente paciência, de forma a não comprometer a corrida dos dois. Roberto Silva não errava, fazendo com que a briga entre os dois não tivesse o efeito colateral que normalmente se vê nessas disputas: mesmo disputando volta a volta, os dois abriam distância do terceiro colocado.

Na segunda parada, Pacheco puxa seu ás da manga: conseguindo dar uma volta a mais no stint, ele não precisaria fazer a terceira parada, trazendo a disputa novamente para a pista. Roberto Silva pareceu não perceber isso, e não forçou o ritmo antes de entrar nos boxes. Ao sair, viu Alysson Pacheco passando do lado e assumindo a liderança. Daí em diante Roberto seguiu acompanhando Pacheco, mas os dois não chegaram a travar uma briga direta, apesar de estarem bastante próximos.

No meio do pelotão, Artur Espontone vinha recuperando terreno. Em 7º após a segunda parada, ele ainda conseguiu superar Alex Gomes e, faltando duas voltas para o final, ultrapassou Luiz Gonzaga, que errou sozinho e também perdeu a posição para seu companheiro de equipe.

Sem ser ameaçado, Alysson Pacheco venceu a etapa de Las Vegas! Com o resultado, o piloto disparou na liderança do campeonato, faltando ainda três etapas para o final da temporada. Um grande feito para o único piloto que esteve presente no pódio em todas as etapas realizadas, se considerarmos os resultados extra-oficiais.

Roberto Silva chegou em segundo e segue com chances na disputa, assim como Fabio Neris, que completou o pódio. Fernando Silva chegou em 4º, seguido de Artur Espontone, Luiz Gonzaga, Alex Gomes, Edson Luiz, Felipe Micchi e Rafael Garcia, esses dez inclusive sendo os únicos que pontuaram na etapa.

Com o resultado, Alysson Pacheco chega a 151 pontos e abre 28 de vantagem para o segundo colocado. Artur Espontone continua em segundo, com 123, seguido de Roberto Silva (103), Luiz Gonzaga (102), Fabio Neris (99), Arthur Villaça (66) e Alex Gomes (50).

Entre as equipes, a Global Virtual Racing abre mais 10 pontos de vantagem. Agora ela conta com 389, contra 297 da Sinister. A MIG Motorsports se consolida como a terceira força na categoria, com 152 pontos conquistados nas quatro etapas.

A próxima etapa desta temporada da categoria Turismo Light - Copa Mainroute - do clube F1BC será na quarta-feira do dia 21 de março, no circuito virtual de Indianapolis, a partir das 21h30 (horário de Brasília) em transmissão ao vivo no site www.f1bc.com, que ainda fornece todos os resultados, classificação, informações e VTs das etapas desta e de suas outras 16 categorias.

O F1BC tem o patrocínio de Chiara Guitar Shop, Game Place, Cockpit Extreme Racing, NRT Servers, Pontebill Miniaturas, Mainroute, e o apoio de F1Mania, F1-Brasil, e LiveRacers.

Final, 50 minutos
1 Alysson Pacheco (Sinister), 31 voltas
2 Roberto Silva (Global Virtual Racing), +0:01.850
3 Fabio Neris (Sinister), +0:07.871
4 Fernando Silva (Global Virtual Racing), +0:12.483
5 Artur Espontone (Global Virtual Racing), +0:39.970
6 Luiz Gonzaga (MIG Motorsport), +0:46.540
7 Alex Gomes (MIG Motorsport), +0:47.432
8 Edson Luiz (Grip), +1:34.630
9 Felipe Micchi (Turtles Racing Team), +1 voltas
10 Rafael Garcia (OGP), +2 voltas
-- Pedro Ruotolo (Grip), Acidente (23)
-- Giovanne Coelho (OGP), Abandono (21) [+60s]
-- Tiago Santana (Turtles Racing Team), Suspensao (17)
-- Arthur Villaca (Global Virtual Racing), Abandono (12)
-- Luciano Zanetti (OGP), Suspensao (5)
-- Marco Guimaraes (Pegoraros Racing), Suspensao (4)
Volta mais rápida: Giovanne Coelho, 1:33.669

Penalização dessa etapa cumprida
19:01 G.Coelho, +60s, contato/retorno/forçada causando danos que obriguem reparo imediato (11)

Determinação de não realizar classificação na próxima etapa
G.Coelho, por causar infração gravíssima e abandonar a etapa de Las Vegas

Nenhum comentário:

Postar um comentário